12 regras para não engordar no Natal

perder peso como emagrecer

perder peso como emagrecer

O Natal é sempre uma época propicia para engordar. Saiba que existem formas simples de manter a forma e não engordar nesta quadra festiva. Aqui o importante nem é como emagrecer. O importante mesmo é não engordar. 🙂

Não se aproveite da permissividade da época para abusar e  engordar. Antes de se deixar cair em tentação este Natal, pense no que é melhor para si.

Ainda que esta época se caracterize por jantares e festejos de mesa cheia e farta, onde não faltam muitos doces e fritos natalícios, tente não exagerar, para o bem da sua saúde e boa forma.

Para o ajudar nessa tarefa, siga os 12 mandamentos da nutricionista Patrícia Segadães:

1. Os doces natalícios começam a aparecer muito antes do dia de Natal. Resista a esta tentação precoce e reserve as iguarias da quadra só para os momentos festivos.

2. Aproveite cada ocasião festiva, nomeadamente o jantares de Natal da empresa, com amigos ou em família, para provar um doce diferente, em vez de comer todos de uma vez. Se comer um sonho, uma rabanada, uma fatia de
bolo-rei, uma taça de arroz doce e um punhado de frutos secos estará a ingerir cerca de 1.542 calorias extra num só dia.

3. Faça um plano mensal com os dias festivos e os dias em que deve seguir à risca os princípios de uma dieta saudável, sem nunca se esquecer de beber água, não saltando refeições e praticando exercício físico, para equilibrar os excessos.

4. A tentação da sobremesa está garantida. Seja moderada no prato principal e exagere nos hortícolas, já que promovem saciedade.

5. Mantenha a tradição na consoada, evitando os pratos alternativos de bacalhau muito mais calóricos como o bacalhau com natas e o bacalhau espiritual e privilegie o bacalhau tradicional, confecionado com azeite e acompanhado com couves e legumes.

6. Aproveite o convívio para aplicar uma das regras básicas da alimentação saudável: comer devagar. Pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 40 vezes. É o tempo necessário para o cérebro perceber que já está saciada.

7. Apresente os doces em mini-porções, evite preparar quantidades exageradas de comida ou, então, congele as sobras.

8. Introduza na ementa de Natal alimentos que melhoram o metabollismo e ajudam a queimar calorias como é o caso da canela, do gengibre, da pimenta, do ananás, do abacaxi, da papaia e do chá verde.

9. Na preparação das sobremesas, reduza o açúcar e a gordura. Use açúcar amarelo ou mascavado, prefira a confecção no forno em vez da fritura, substitua o leite gordo pelo magro e as natas por iogurte natural.

10. Evite grandes consumos de bebidas alcoólicas. Lembre-se que cada grama de álcool representa 7 kcal.

Privilegie a água, o vinho e o champanhe. A graduação de álcool é menor nestas bebidas e, por isso, o ganho calórico é menor.

11. Mantenha os seus horários habituais e tome um bom pequeno-almoço. Está provado que esta refeição ajuda a controlar o apetite durante todo o dia e evita a tendência para engordar.

12. Evite longos períodos de jejum prévios às refeições festivas e, antes do almoço ou do jantar, coma uma peça de fruta ou uma sopa para controlar o apetite à mesa.

 

perder peso como emagrecer

perder peso como emagrecer

fonte sapo saúde

MAIS DIETAS SAUDÁVEIS:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *