Não se pode misturar leite com laranja?

leite laranja

Há quem diga que não se deve misturar vários tipos de fruta, beber leite e comer laranja…

A teoria da dissociação de alimentos fez com que se impusesse a crença de que misturar, por exemplo, hidratos de carbono com proteínas ou gorduras na mesma refeição se traduz, irremediavelmente, em quilos a mais.

Porque está errado

O falso mito de que não se devem misturar alimentos distintos provém das teorias de William Howard Hay, perto de 1930. De acordo com este médico, não se podem misturar alimentos ácidos e básicos, porque as enzimas digestivas são incapazes de atuar. A dieta de Hay, como ficou conhecida, tinha como intuito tratar perturbações digestivas através da dissociação de determinados tipos de alimentos. Hoje em dia sabe-se que esta ideia não é correta, e que as nossas enzimas atuam independentemente daquilo que se come.

O que deve fazer

Certifique-se de que as suas ementas são equilibradas e que contêm todos os nutrientes: 25-30% de gorduras,
50-60% de hidratos de carbono e 10-15% de proteínas. Só assim comerá de forma saudável. A nutricionista Magda Roma deixa, contudo, um alerta. «Esta distribuição é para ser feita ao longo do dia, não é numa refeição», refere.

«Arroz, batatas e pão não se misturam na mesma refeição, pois representam doses extra de hidratos de carbono desnecessárias. Outro exemplo é bife e o ovo. É uma mistura bombástica, pois a dose de proteínas e gorduras ingeridas pode ser distribuída em duas refeições. Quando se ingere ovo, deve reduzir-se a quantidade de carne/peixe, pois são ambos proteínas, e tudo o que é demais faz mal», sublinha a especialista.

 

fonte

MAIS DIETAS SAUDÁVEIS:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *