Mulheres casadas engordam mais

[singlepic id=42 w=320 h=240 float=]

As mulheres que têm  marido ou companheiro têm mais tendência a aumentar de peso do que as que vivem sozinhas e isso está relacionado com os comportamentos, de acordo com as conclusões de um estudo efectuado na Universidade de Queensland, na Austrália.

O estudo concluiu que as mulheres sem companheiro e sem filhos ganharam em média cinco quilos ao longo de dez anos, enquanto as que tinham companheiro mas não tinham filhos aumentaram cerca de sete quilos no mesmo período e as que tinham companheiro e um filho aumentaram nove quilos.

A gravidez e o nascimento do primeiro filho têm efeitos sobre o peso das mulheres, mas já as gravidezes posteriores não tiveram influência no peso. «O corpo das mulheres pode adaptar-se ao aumento de peso associado ao nascimento de um filho. Pode tratar-se de uma adaptação metabólica que se torna difícil de inverter e esta é a explicação mais coerente com as conclusões a que chegámos», afirmou a dra. Annette Dobson, uma das responsáveis pelo estudo.

Ora, dado não existirem razões para pensar que viver com um companheiro provoque alterações metabólicas, o estudo concluiu que o aumento de peso tem inevitavelmente que ver com hábitos de vida. Uma vida social mais activa por parte das mulheres que vivem sozinhas pode ser uma explicação para este facto. Por outro lado, o nascimento de filho significa muitas vezes menos tempo para dedicar a uma actividade física, bem como menos tempo para preparar refeições nutritivas e um recurso mais frequente ao fast food e às refeições pré-cozinhadas.

O estudo estendeu-se por dez anos e abrangeu mais de 6.000 mulheres australianas que, no início, tinham entre 18 e 23 anos. Periodicamente, cada uma respondia a um questionário sobre peso e altura, idade, escolaridade, actividade física, consumo de álcool e tabaco, medicamentos ingeridos, etc.

No entanto, um estudo anterior citado pela equipa de investigação chegou à conclusão de que o casamento e o nascimento dos filhos tinham o mesmo efeito sobre os homens, evidenciando ainda mais que a explicação reside, pelo menos parcialmente, em factores sociais e comportamentais.

MAIS DIETAS SAUDÁVEIS:

1 pensamento em “Mulheres casadas engordam mais

  1. Pingback: Benefícios da gelatina | Dieta emagrecer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *